Em 33 anos de carreira, o fotógrafo Cássio Vasconcellos fez da visão aérea um estilo fotográfico singular, capaz de resignificar paisagens de todos os tipos e elevá-las. “Aéreas do Brasil”, lançamento da BEĨ editora, apresenta o mais completo panorama de fotografias aéreas de Cássio, feitas desde 1996, que percorrem quase todo o País – com imagens de norte a sul do Brasil. “Aéreas do Brasil” será lançado no dia 17 de maio, 11h, na abertura da exposição homônima, no Paço das Artes.
O livro é uma viagem por vários cantos do Brasil, apresentando paisagens e cenas que impressionam pelo imprevisível das formas captadas. Assim, o leitor passa a perceber de forma diferente lugares familiares – como a praia de Ipanema e os arranha-céus paulistanos – e também a reconhecer a beleza em paisagens desconhecidas ou irreconhecíveis, como salinas, dunas do rosado e plantações de laranjas. Com mais de 700 horas de voos como fotógrafo e algumas horas também como piloto de helicóptero, Cássio é autor do maior acervo de imagens aéreas do País.
Com introdução do escritor e jornalista Xavier Bartaburu, o livro conta com um ensaio inédito do carnaval paulistano de 2014, mostrando a visão aérea dos vibrantes desfiles das escolas de samba. O projeto gráfico de Helio Rosas apresenta duas capas, com fotos do Rio de Janeiro e São Paulo, numa edição de luxo.
"Visto do alto, o mundo revela geometrias imprevistas. Assim, laranjais no interior paulista podem ser tão inesperadamente abstratos como um conjunto de salinas no litoral potiguar. Da mesma forma como São Paulo, sob a névoa do amanhecer, pode transfigurar-se numa estranha cordilheira de concreto. Mas nem tudo, claro, é abstracionismo. Seria condenável até, de certo modo, geometrizar a voluptuosidade das curvas cariocas, por exemplo. Muito menos os contornos que mar e baía se encarregaram de desenhar, desobrigando todo artista de qualquer abordagem que não a contemplação reverenciosa ou o registro complacente. E é exatamente como a lente de Cássio se entrega a essas paisagens."
Da introdução de Xavier Bartaburu
Cássio Campos Vasconcellos (São Paulo, 1965) iniciou sua trajetória na fotografia em 1981, na escola Imagem-Ação. Seus trabalhos já foram exibidos mais de 180 vezes em 20 países. Nos últimos anos, o artista (e também piloto) apresentou "Coletivos", no Today Art Museum (TAM), Pequim, China (2013); "Itinerant Languages of Photography", Princeton University Art Museum, Princeton, New Jersey, Estados Unidos (2013); e "O Elogio da Vertigem: Coleção Itaú de Fotografia", Maison Européenne de La Photographie, Paris, França (2012).
Cássio Vasconcellos publicou livros como Panorâmicas, Aéreas e Noturnos São Paulo (2002). Ganhou vários prêmios, como o Conrado Wessel de Arte (2011) e Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA – 2002) e suas imagens fazem parte das principais coleções do Brasil, como o MASP – Museu de Arte de São Paulo (São Paulo, Brasil), e do exterior, na Bibliothèque Nationale (Paris, France) e no Museum of Fine Arts (Houston, United States).
www.cassiovasconcellos.com.br - www.aereasdobrasil.com.br
A palavra BEĨ – "um pouco mais", em tupi – define o espírito das nossas publicações. Desde sua fundação, a BEĨ Editora se diferencia pela qualidade e originalidade de seus projetos.
Cada livro é visto como um projeto especial, concebido e desenvolvido em seu próprio ritmo, de acordo com suas características e peculiaridades. Todos os aspectos da produção – do projeto gráfico à escolha do papel e dos processos de impressão – reforçam essa atenção à singularidade de cada obra.
O livro será lançado junto com uma exposição de mesmo nome, no Paço das Artes, na Cidade Universitária / USP, em São Paulo, com abertura no dia 17 de Maio de 2014, às 11h00.